O REGRESSO DE JASPION!
ESSE MANGÁ NÃO TERIA COMO NÃO SER A PRIMEIRA DICA! JASPION VOLTA COM TUDO COMEMORANDO TRÊS DÉCADAS NO BRASIL!
Neto • Domingo, 15 de novembro de 2020 • 13h20min.
Desde de 2018, em comemoração aos 30 anos de Jaspion no Brasil, esse mangá foi anunciado, no Anime Friends, em 07 de julho, lá no painel da Sato Company. E de lá para cá rendeu muita espera e especulação. Teve até uma fumaça sobre uma possível série brasileira.
A iniciativa e produção é totalmente nacional, com parceria da Editora JBC e Sato Company, e aprovada pela Toei Company (Japão), que inclusive oficializou a trama do mangá ao universo original de Jaspion. Ó a moral do brasileiro!!! Que eu lembre essa “entrega” de um clássico para outro país fazer um spin-off (história derivada de uma original) nunca aconteceu com uma obra japonesa, porque japonês, além de exigente, é superprotetor com seus licenciamentos! Mas Jaspion fez tanto barulho aqui que o Japão só tem a dizer “arigato”. Isso sem falar no filme nacional também autorizado, anunciado em 21 de fevereiro de 2018, para estrear nas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil (mas até hoje anda em planejamento)!
A ideia da JBC é fazer o universo compartilhado dos heróis da Toei, como nos Vingadores da Marvel, o que torna o roteiro ainda mais empolgante! Sempre comentei que o Japão deveria ter feito isso com mais intensidade na TV há décadas. Teria o Brasil agora plantado uma sementinha mais forte ao inaugurar com Jaspion o selo Henshin Universe da JBC…?
No mangá a história é sequência direta da série de TV, cronologicamente iniciada 30 anos depois da derrota de Satan Goss, onde Jaspion volta à Terra e a chibata recomeça! A edição da JBC ficou tão fantástica quanto o Jaspion! E inclui até “recursos de vídeo desenhados” com a abertura da TV, a vinheta de intervalo e o encerramento (quem conhece a série ao ver vai entender)! Também o tema de abertura foi regravado por Tenyu Fukaya. Outro ponto forte é a parte de extras, que dá uma boa noção a iniciantes do que foi a era de ouro do personagem por aqui.
Li hoje e me coço para relatar mais coisas, mas como aqui é para ser uma dica rápida, já está extrapolando. Mas posso dizer que quem é maluco por Jaspion como eu entrará em estado de empolgação e surpresas ao ler, tanto ao rever personagens da época quanto pela gama de referências de outras séries “brasileiras” da Toei (rolando até uma importante participação – isso foi spoiler…?), o que deixa clara a intenção de crossover… Dá até vontade de escrever uma resenha detalhada…! Vou parar por aqui.
A previsão é de que a tiragem esgote logo. Detalhe: essa sobrecapa é exclusiva da Amazon! Os dois marcadores de página independem disso.
Jaspion foi meu primeiro grande herói na ficção. Eu ia fazer 5 anos de idade poucos meses depois de sua estreia na Rede Manchete e não tem como deixar de indicar esse mangá comemorativo, que passa a ser outro marco do tokusatsu!