Pular para o conteúdo

BRONTINHO - OMELETE DE CEARADÁCTILO!

© 2009 – 2020.

RN09612HQ/BT1

Publicação: 01/setembro/2020.

Formato de diagramação: 21 x 29,7cm (A4).

Páginas: 12

Miolo: Colorido.

Periodicidade: Flexível.

Classificação: Livre.

 

 

Quando ainda era fedelho (mais ainda do que é hoje) esse guri foi jogado de um helicóptero pelo próprio pai milionário embriagado que sobrevoava o oceano. Para sua “sorte” (em isso ser uma HQ) o bebê sobreviveu à queda e se tornou um verdadeiro Mowgli pré-histórico! Um Tarzan mesozoico (Kipling e Burroughs me matariam…)! Sim! Pois diferente destes ele fora criado por uma família de brontossauros (ou sismossauros) em uma dessas ilhas misteriosas perdidas por aí, repleta de bichos pré-históricos de eras e períodos diferentes. Não me perguntem como isso é possível! Só sei que lá o menino foi batizado de… Brontinho! E nesse “exato” momento (em que você estiver lendo), já crescidinho, Brontinho está tentando, junto com seu amigo agorento, o Sismado, pegar uns ovinhos para merendar. O problema é que a mamãe cearadácto é bem braba. Isso mesmo! “Cearadáctilo”! Para que melhor estreia que com uma legítima espécie de dinossauro cearense?! 

Brontinho foi criado em junho de 2000, mas só teve sua primeira história escrita em junho de 2009 para o trabalho final daquela turma da Oficina de Quadrinhos UFC – Universidade Federal do Ceará (recomendo demais!). Na ocasião iria compor uma edição de antologias dos alunos na revista Pium (cuja edição seria em preto e branco), que, até onde sei, não foi publicada. As páginas originais ficaram com um dos professores, na época encarregado de escanear, balonar e letreirizar, mas, por meio dos scans que eu havia feito por segurança, resolvi editá-las, onde em junho de 2010 as 8 páginas de miolo foram concluídas com balonagem, colorização e demais recursos gráficos, inclusive logotipo e título no cabeçalho (inicialmente O Omelete!). Mesmo pronto, Brontinho ficou esse tempo todo “engavetado” e “encavernado” em HD e CD de backup, a não ser por uma simples postagem ocasional no Facebook em junho de 2012 (perceberam como o mês de junho perseguiu essa história?). E em janeiro do ano passado por um triz não foi “extinto” com a queima do HD externo onde estava guardado. Mas havia uma cópia em CD. Ufa! 

Ainda que a seção Glossauro tenha sido pensada há anos, com seu logotipo arte-finalizado e o esboço do saurópode e do terópode a lápis desde março de 2015, somente em agosto de 2019 as duas páginas foram produzidas para compor essa edição em webcomic. Inclusive o traço do sismossauro e do tiranossauro é uma emulação dos meus primeiros desenhos de dinossauros quando criança. Quanto ao logotipo “Brontinho”, à capa e vinheta de abertura, tudo foi desenhado e arte-finalizado há milhões de anos, no mesmo dia, em maio de 2001. A vinheta teve tratamento digital e cor iniciados também em agosto do ano passado e concluída em março desde ano após grande parada para dá sequência à idealização do site. A capa só foi colorizada, e seu fundo criado digitalmente, também em agosto em paralelo com a vinheta. 

Mesmo curtinha, essa primeira aparição de Brontinho levou milhões de anos para ser publicada! Boa leitura e cuidado com mordidas!

Pode frescar! Assim eram meus primeiros dinossauros. Aqui cobri a capa adaptando um bloquinho de notas do Posto BR para fazer um caderninho de desenhos. O impulso foi começar com o dino que mais me pirava (e ainda pira), ainda que gostando de todos. Eu devia ter de 9 a 11 anos e só tinha bucho, cabeça e cabelo. Seria eu mais velho que o Brontinho hoje...? Perceberam alguma semelhança com a logo da Saco...?
Essa foi a primeira página. O "pré-histórico" caderninho de cerca de 12cm x 18,5cm tem (ainda o tenho) 40 páginas (fora a capa) de desenhos inspirados pela "dinomania" da época, como Família Dinossauros e O Elo Perdido (remake de 1991), séries que mexiam com o imaginário. Sem falar em Jurassic Park, que explodiu na grande mídia no início dos anos 90 como um cometa caindo na Terra no final do Cretáceo (entenderam o trocadilho?!). A penúltima página trás o planeta em close mostrando a Pangeia e logo abaixo explodindo, seguida pela legenda "BUM FIM DOS DINOSSAUROS". A última ficou em branco representando o vazio. Não as publiquei aqui para não estender mais.
DIVISOR DE FORMA

Comentários